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Outbound marketing

O que significa Outbound Marketing

Tudo o que você precisa saber sobre Outbound Marketing

O que é Outbound Marketing?Outbound marketing

Cada vez menos utilizado pelas empresas, Outbound Marketing pode ser resumido como o oposto de Inbound Marketing. Ou seja: propaganda através de rádio e televisão, flyers, outdoors, telemarketing, prospecção ativa em empresas, entre outros. Na internet pode ser resumido em vendas utilizando AdWords, AdSense, Facebook Ads, entre outros meios similares.

O que está acontecendo com o Outbound Marketing?

Muitas pessoas dizem que ele simplesmente está caindo em desuso. Isto não confere. O que está acontecendo é a queda do outbound tradicional pelo outbound 2.0.

E quais as principais diferenças? Com a ascensão da internet surgiram ferramentas como SEO (Search Engine Optimization, que é a tradução de otimização para mecanismos de pesquisa), Google Analytics, entre outros. Estas são, sem nenhuma dúvida, opções bem mais baratas do que gastar em um comercial de TV ou rádio, por exemplo.

Outbound Marketing pode ser substituído por Inbound Marketing?

 

 

 

Esta foi uma ação tomada por diversas empresas que acreditavam que a solução estava somente no inbound marketing, porém, este é um grande engano!

Apesar do inbound marketing necessitar de uma equipe menor e envolver menor gasto, o outbound marketing também é necessário para as empresas.

O que é Outbound Marketing 2.0?

 

 

 

 

 

Aaron Ross resumiu esta questão: anteriormente, o outbound marketing possuía um vendedor que acompanhava o cliente do início ao fim, não reconhecendo que há vendedores melhores em prospecção e outros melhores no fechamento de contas.

A partir daquele momento, o time era separado em três níveis:

  • Business Intelligence (BI): especialistas em encontrar empresas e clientes que possuam o perfil para usar seu produto, eles entregam ao prospector o contato da pessoa que decide as compras da empresa (smart lead);
  • Hunters: responsáveis pela prospecção de novos clientes, eles fazem o primeiro contato com o lead e guiam todo o processo de qualificação;
  • Closers: responsáveis unicamente pelo fechamento de contas, eles pegam os leads qualificados e os transformam em clientes;

Vale ressaltar que esta é apenas uma das maneiras de contato através da prospecção do vendedor. Várias outras ações, como links patrocinados por exemplo, também estão apresentando excelentes resultados.

Quais as principais vantagens do outbound marketing?

  • ROI (Retorno sobre investimento) mais rápido: enquanto você ainda está lutando para ter algum retorno, o outbound marketing pode fazer isto em menos de uma semana de maneira altamente considerável, dependendo do seu produto. Além disso, a construção do SEO é algo com retorno a médio e longo prazo;
  • Facilmente mensurável: por ter um ROI mais rápido, é possível ter resultados mais rápidos sobre a análise de dados, tanto quantitativos quanto qualitativos;
  • Facilidade para encontrar profissionais na área: por ser um mercado tradicional, o que não falta são vendedores. A única área mais recente é a inteligência comercial. Mas já é possível também encontrar bons profissionais na área;
  • Velocidade para validar premissas: enquanto com o outbound marketing é possível ter contato com mil leads em um mês, no inbound marketing isto pode levar de seis meses a um ano, fazendo com o posicionamento da marca/empresa ocorra de maneira muito mais rápida, ocorrendo através de prospecção ativa;
  • Assertividade do contato: como aqui você escolhe assertivamente com quem vai falar, as chances de fechar a venda aumentam muito mais na conversão final. Para isto basta o vendedor se posicionar como um especialista de mercado, totalmente ciente do que ocorre com o seu cliente e fazer uso disto em seu discurso.

O outbound marketing possui desvantagens?

Dentre suas desvantagens, vamos citar apenas as duas principais

  • CAC (custo de aquisição de cliente) elevado: para se ter um processo de outbound rodando, é necessário ter uma equipe altamente qualificada e capacitada. Quanto maior for este outbound, mais vendedores são necessários. O mesmo ocorre com links patrocinados: assim que eles não são pagos, há uma parada brusca nos resultados;
  • Rejeição: apesar da grande expansão da internet facilitando o processo de oferta do produto, as pessoas acabam recebendo uma quantidade muito grande de ligações, e-mails, entre outras propagandas. Por isto, várias pessoas usam plug-ins para se proteger deste excesso, havendo uma rejeição imediata.

O que é o Oceano Vermelho?

 

 

 

 

 

Esta é uma das grandes dúvidas de quem trabalha com outbound marketing. Para isto, é necessário partir de um princípio: muito provavelmente seu produto é mais uma solução para um problema já existente (E com vários outros produtos no mercado).

Ou seja, você está concorrendo com produtos antigos, fixados no mercado e de grande familiaridade para o consumidor. Ou seja, quando pessoas forem buscar uma solução, a grande maioria dos buscadores mostrará em primeiro lugar os links mais antigos e mais comumente clicados. Ou seja, no oceano vermelho você terá de vender a concorrência.

No outbound marketing isto significa, de uma maneira simples, que você terá grandes gastos inicialmente para vencer um mercado tradicional consolidado.

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