/Marketing de Conteúdo

Marketing de Conteúdo

O que é  o marketing de conteúdo e porque ele é tão importante para a sua empresa

Você já ouviu falar sobre o marketing de conteúdo? Sabemos que o  mundo do marketing muda rapidamente e, com a internet, este processo está sendo mais rápido do que nunca através do marketing digital. Entretanto, há tendências que se fixam com este novo consumidor virtual que seleciona seus produtos e o que deseja ver. Temos especialistas dizendo que uma empresa hoje não mais pode existir sem o marketing de conteúdo. Pensando em como ajudar a você a esclarecer essas ideias, criei esse artigo…

Veja a seguir o que é e como funciona o marketing de conteúdo e entenda de uma vez por todas como ele é essencial para a sua empresa.

O que é marketing de conteúdo?

Marketing de conteúdo é uma maneira de engajar seu público-alvo através da criação de conteúdo relevante, de maneira a atrair, envolver e gerar valor para as pessoas, criando assim uma imagem positiva da sua empresa/marca, gerando mais negócios. Esta estratégia também é muito utilizada para se obter novos leads.

Etapas

De maneira mais geral, existem 3 etapas no marketing de conteúdo:

Planejamento: antes de criar conteúdo, é necessário entender como ele será utilizado, seu objetivo e seus indicadores de sucesso. Aqui é onde todos os aspectos são definidos

Execução: aqui é onde realmente se coloca a mão na massa. É importante não perder de vista o que foi definido anteriormente e manter a frequência e distribuição deste conteúdo

Mensuração: aqui é importante ressaltar que há muitas maneiras de medir seus resultados. Com tantas maneiras, você pode se perder. Foque somente nas métricas realmente essenciais

Como fazer meu Marketing de Conteúdo?

Basicamente, há suas maneiras: com um time externo ou interno.

O time externo nada mais é do que a terceirização deste serviço através de alguma empresa, havendo a possibilidade de freelancers, agências de propagandas ou empresas especializadas. O time interno é quando o seu Marketing de Conteúdo é feito dentro da sua empresa. Um exemplo, seria contratar um jornalista ou fazer você mesmo.

Por um lado, quando você mesmo trabalha no seu Marketing de Conteúdo, a vantagem é que é uma opção barata e que, caso seja uma área com bastante termos técnicos ou específicos, você terá vantagem e produzirá um material com grande qualidade. A desvantagem é que ó Marketing de Conteúdo necessita de muito tempo para isto.

Dicas para você fazer um bom Marketing de Conteúdo

Como acabei de dizer, o Marketing de Conteúdo possui características bastante especiais, portanto, vou  lhe dar algumas dicas para você conseguir muitos leads!

  1. Entenda que cada rede social é única: o retorno que você terá em uma rede como Twitter por exemplo, será muito diferente do retorno através do Pinterest ou Facebook, bem como os públicos de cada rede social. Conheça os diferentes tons e formatos que fazem mais sucesso em cada uma;
  2. Permita compartilhar: se o seu material for bom, as pessoas vão querer compartilhar. Por isto, botões de compartilhamento em blogs e landing pages são importantes para você alavancar;
  3. Abra-se para os comentários: os comentários nas redes sociais permitem que você tenha um feedback imediato, além de ideias e engajamento. Não é necessário ter medo dos comentários negativos. Eles mostram o caminho para crescer e evoluir;
  4. Lembre do smartphone: cada vez mais, as pessoas fazem uso do smartphone para buscar na internet. Se uma pessoa entrar no seu site ou blog e ele estiver desconfigurado e com o layout quebrado, provavelmente ela sairá imediatamente. Por isto é importante adaptar todo e qualquer conteúdo para smartphone;
  5. Publique nos fins de semana e feriados: muitas pessoas utilizam seus tempos livres de fins de semana e feriados para buscar por conteúdo. Por isto, não publicar nestes dias pode significar você perder visitantes;
  6. Promova várias vezes: pessoas acessam a internet em horários diferentes, logo, é necessário promover o seu conteúdo em mais de um horário;
  7. Cuide dos seus links: veja quais páginas, conteúdos e assuntos estão rendendo mais cliques. Quais redes sociais têm mais cliques com qual tipo de conteúdo? Por isto é importante rastrear seus links, assim você poderá ter controle sobre o que ocorre no seu Marketing de Conteúdo;
  8. Faça relatórios: ter os dados e revê-los cada vez não é útil. Faça relatórios e perceba os pontos fortes e fracos do seu Marketing de Conteúdo, além dos ajustes necessários;
  9. Teste: acredite: Marketing também é ciência! Logo, é preciso testar! Teste qual ideia possui melhor resultado, novas ideias, teste suas dúvidas. Este é a melhor maneira de otimizar seus resultados. E se você nestes testes descobrir a melhor maneira de ter novos leads?
  10. Experimente: Não tenha medo inseguranças. Caixa alta? Conteúdos diferentes do comum? Não importa, busque sempre novas ideias para o seu Marketing de Conteúdo!

Como colocar estas dicas na prática?

Vantagens do marketing de conteúdo

Tenha coisas de qualidade no seu Marketing de Conteúdo. Informações relevantes e não se esqueça: para que você tenha um bom marketing de conteúdo, é necessário estudar e conhecer o assunto da qual está sendo falado. Por exemplo, de que adianta você oferecer um serviço especializado e nas suas mídias sociais somente informações rasas e fracas?

Ou então você oferecer um produto que seja a solução para algo e você não dominar o assunto-problema e/ou a própria solução. Isto simplesmente não tem sentido para um Marketing de Conteúdo, certo? Entenda as diferenças das mídias sociais utilizadas e as necessidades de cada uma, promova o seu conteúdo e tenha a certeza de que ele possui qualidade. Você tem a receita do sucesso para o seu plano de Marketing de Conteúdo.

IMPORTANTE! Conheça o Funil de Vendas

O funil de vendas, que possui três etapas, nada mais é do que as etapas que a pessoa passará antes de adquirir seu produto, sendo que a primeira etapa deve representar 80% do conteúdo e os outros 20% entre meio e fundo. Veja um pouco mais sobre estas etapas:

Topo: Aprendizado e descoberta: aqui estão a maior parte das pessoas. A pessoa vai tirar dúvidas comuns e aprender conceitos novos. Os conteúdos mais indicados são os fáceis de consumir e compartilhar. Não é esta a etapa onde se menciona o produto e/ou serviço;

Meio: consideração e intenção: A pessoa já entende melhor sobre o assunto, ou seja, ainda não está pronto para comprar, mas com um bom Marketing de Conteúdo, há esta grande possibilidade. Aqui os materiais devem ser mais ricos, incluindo e-mails, ebooks, entre outros;

Fundo: avaliação e decisão: aqui os leads sabem qual a melhor solução. E ele apenas necessita ter certeza de qual produto comprará. O Marketing de Conteúdo aqui poderá citar o produto diretamente. Depoimentos, blogs específicos do produto entre outros podem ajuda-lo e definir sua escolha.

Veja este artigo bem legal onde falo sobre “O que é Inbound Marketing”

Você se sente mais seguro com o Marketing de Conteúdo? Compartilhe nas suas redes sociais para seus amigos também conhecerem mais sobre este assunto tão importante.