/06 DICAS PARA QUEM ESTÁ INICIANDO COM SEO
SEO

06 DICAS PARA QUEM ESTÁ INICIANDO COM SEO

06 DICAS PARA QUEM ESTÁ INICIANDO ESTUDOS SOBRE TÉCNICAS DE SEO.

O Google é uma importante ferramenta para quem quer trabalhar com Marketing de Conteúdo. Por isso entender de SEO pode ser o diferencial entre o sucesso e o fracasso nesta área.
Confira, a seguir, as dicas para quem está iniciando em SEO.

SEO
SEO para iniciantes

 

Se você trabalha com marketing conteúdo e está estudando sobre otimização para o seu site, com certeza já se deparou com a sigla SEO, por aí.

Mas o que significa SEO? Você já conhece? E se conhece, está utilizando da forma corretas às técnicas de SEO?

Hoje, a internet tornou-se parte importante de nossas vidas, tanto na esfera pessoal, quanto na profissional. E se você é dono de um blog ou de site, não ter conhecimento sobre SEO pode significar atraso e até mesmo perda de receita para o seu negócio.

Mas então, o que é o SEO?

O termo é abreviação para Search Engine Optimization ou simplesmente “Otimização para Motores de Busca”

Todo mundo sabe que o Google é uma das ferramentas de buscas mais importantes da internet. Você pode encontrar qualquer coisa a partir dele.

No mundo, são realizadas mais de 40 mil pesquisas por segundo. E para cada uma destas buscas, o Google se dedica a encontrar as páginas com mais relevância para o usuário. Isso quer dizer, que a o Google trabalha para entregar o que realmente o usuário quer ler quando busca aquelas palavras.

E é por isso que a Search Engine Optimization, SEO, pode ser traduzida como otimização de sites para mecanismo de busca. Uma estratégia voltada para mecanismos de busca mais conhecidos, como Google, Bing e Yahoo.

Assim, podemos considerar que o SEO é o conjunto de técnicas que visa aumentar o ranking de sua página e melhorar o posicionamento dela nos resultados do Google e em outros buscadores.

Isso consiste em preparar o seu site como um todo e cada página que o integra para que informem de forma correta os motores de busca sobre qual conteúdo existe ali.

Por que SEO é tão importante?

Na internet, existe uma gigantesca demanda por conteúdo. Diariamente nós somos bombardeados por milhares de informações. Tudo que lemos, ouvimos ou assistimos pela internet é um conteúdo.

Então para se destacar, é preciso trabalhar com a relevância. Isso quer dizer que se existe uma demanda para o seu conteúdo é porque ele é relevante para um certo grupo de pessoas.

O papel do Google

SEO
Otimização para Motores de Busca

Aí entra o Google, ele é o detentor desta demanda. O seu mecanismo de busca automaticamente cria grupos segmentados a partir das necessidades individuais de cada um.

Como por exemplo, todos que buscam pela palavra-chave “marketing digital” no Google fazem parte do grupo em que a demanda é saber mais sobre Marketing Digital.

 

SEO te põe em primeiro lugar

O SEO auxilia o seu site ficar em evidência e alcançar os primeiros resultados no Google.

São estes resultados que recebem mais cliques e consequentemente muito mais tráfego para o seu site.

Algumas pesquisar apontam que o primeiro lugar recebe entre 20% e 40% dos cliques. Para se ter uma ideia o quinto resultado recebe apenas entre 6% e 9% dos cliques. Esta diferença pode ser de milhares de usuários.

Crescimento orgânico

Por isso é tão importante utilizar SEO em sua página e ocupar as primeiras posições de resultados de busca por palavras-chaves mais relevantes para sua empresa.

As técnicas auxiliam você a enviar tráfego para o seu site de maneira orgânica, ou seja, sem precisar pagar por campanhas.

Então, se você souber informar ao Google sobre o conteúdo da sua página, ele pode entregar o seu material para um grande número de pessoas interessadas em seus conteúdos.

Com isso, você consegue visitantes muito qualificados. Afinal eles já estão buscando por aquele assunto. Desta forma, este público tem um grande potencial de se tornarem leads e futuramente clientes de seu negócio.

Dicas de SEO para iniciantes

Agora que você já compreendeu do que se trata SEO, vou  dar algumas dicas para quem está iniciando no universo do SEO e quer ter um pouco mais de conhecimento.

  1. Descubra as palavras-chaves de seu negócio

Para ficar em primeiro lugar no ranking de palavras-chave é preciso traçar uma boa estratégia.

As palavras-chave são os termos que os usuários digitam no campo de busca do Google.

Para começar, faça uma lista dos principais termos relacionados ao seu negócio.

Nesta parte, você deve ir muito além dos produtos e serviços que oferece. Deve pensar na jornada do seu cliente, nos seus sonhos e nas suas dores e no que pode interessa-lo em cada etapa do seu funil de vendas.

Defina as palavras mais importantes e comece a produzir conteúdo direcionado a elas.

Uma estratégia focada em palavras-chaves te ajuda a concentrar os seus esforços em atrair visitantes qualificados para o seu site, sem desviar do seu objetivo.

  1. Conteúdo relevante

Basicamente, o SEO é produção de conteúdo relevante. O Google consegue identificar de várias formas o que é relevante para o seu usuário. Isso tudo de acordo com a palavra-chave que ele buscou.

Se o seu conteúdo não for realmente relevante para o usuário do Google, a tendência é ele nunca mais voltar para o seu site.

Isso pode significar perda de tempo e de dinheiro, caso produza em conteúdo que não vai gerar leads e nem clientes para você.

E mais importante, o Google consegue identificar quanto o usuário não gostou do conteúdo. Então, conteúdos que irrelevantes são penalizados nos resultados de busca.

  1. Desenvolva os seus conteúdos

Não é fácil para o robô do Google saber se um conteúdo se aprofunda no tema que usuário precisa.

Mas o Google tem um usado um critério que separa o joio do trigo, o tamanho do artigo.

Não existe tamanho ideal de post para um blog, mas o que as pesquisas apontam é que muito importante o texto ultrapassar o mínimo de 500 palavras.

Assim, os motores evitam páginas que são apenas “iscas” que buscam atrair visitantes oferecendo conteúdos curtos e pouco aprofundados.

Para o Google, 500 palavras é mínimo para um artigo responder os anseios do usuário.

Mas, já é comprovado que os conteúdos que ocupam as 10 primeiras posições do Google têm mais de 2000 palavras.

Essa extensão permite que um artigo seja bem completo e relevante para os seus leitores.

Agora, se acha que é demais para você neste momento, escreva artigos com pelo menos 500 palavras. Aos poucos vá criando conteúdos maiores.

  1. Plágio nunca!

Além de crime, os motores de busca identificam o plágio. Os conteúdos repetidos são penalizados.

E se em muitas páginas do mesmo domínio ocorrerem conteúdos copiados até o site pode ser penalizado.

  1. Escreva bem

Os motores de busca conseguem identificar quando uma página possui erros de ortográfica de gramática.

Um conteúdo mal escrito pode ser entendido como uma página maliciosa ou spam. Então, se estes erros forem frequentes, isso pode prejudicar a página.

Além disso, um texto com muito erros também diminui a sua credibilidade perante aos seus leitores.

Então, muito atenção com o português.

  1. Proporcione uma experiência positiva ao usuário

O Google sabe quando o usuário não tem uma experiência boa em uma página e ele se importa muito com isso.

Cada vez mais, o Google oferece páginas que oferecem uma experiência positiva ao usuário.

Uma das formas que ele consegue avaliar a experiência é medindo a taxa de rejeição.

O Google consegue calcular quando um usuário permanece pouco tempo na página ou sai sem clicar em nenhum lugar. Quando isso acontece ele entende que experiência foi negativa e que o conteúdo não era relevante.

Quando esse comportamento se repete com muitos usuários, o ranking da página tende a ser prejudicado.

Por isso, além do conteúdo relevante, a página deve oferecer uma experiência positiva.

Gostou do artigo? Se você estiver precisando produzir conteúdos relevantes para o seu site ou blog pode tirar dúvidas comigo, será um prazer ajudar!