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Robozinho Facebook

Quem é o robozinho do Facebook?

Conheça o robô do Facebook para  fazer crescer a sua empresa

 

Robozinho Facebook
O que é o Robozinho do Facebook?

Primeiro, calma! Não estamos falando de nenhum momento apocalíptico onde os robôs tornam-se a extrema inteligência do mundo e substituem os homens. Brincadeiras à parte, o robozinho do Facebook pode ser seu melhor amigo ou seu pior inimigo para a sua empresa. Tudo é apenas uma questão de ângulo.

Caso você deseje fazer uso do robozinho, ele está a favor da sua empresa. Caso você não o use, as empresas da concorrência que estejam utilizando-o estarão na sua frente. Mas ele é tão bom assim?

 

Pensando em como explicar para você um pouco mais sobre este recurso, criei este artigo. Vamos lá?

O que é o robozinho do Facebook?

O robozinho do Facebook funciona no Messenger. Lá, você programa uma série de respostas e postagens para os inscritos na sua lista de contatos do Messenger e seus seguidores passarão a receber mensagens periodicamente, ou, de maneira automática, assim que comentarem em postagens, por exemplo.

Um exemplo simples: você coloca um brinde na sua página e quem comentar “Eu quero” recebe diretamente no Messenger. Ou então, a pessoa que envia uma mensagem para a sua empresa, receberá uma mensagem automática, ou ainda um desejo de feliz aniversário e/ou boas festas.

Isto cria um vínculo com o seu seguidor, fazendo com que ele permaneça. Ou, ainda, podem ser deixadas mensagens automáticas em alguns casos, como fora do horário de expediente.

Lembra-se de quando você deixava aquela mensagem automática no MSN quando ia fazer algo? É algo bem parecido com isto.

 

Quem é o robozinho do Facebook?

Este robozinho também é chamado de bot ou chatbot. Não raro, eles têm sido demonizados por serem utilizados em momentos delicados, como eleições e política (O que é uma prática ilegal). Portanto, talvez haja pessoas que lhe julguem por fazer uso deste tipo de marketing. Mas, lembre-se: tudo é uma questão de uso. Você não utilizará seu bot para influenciar a opinião política das pessoas, certo? Então, não há problema nenhum de ser utilizado.

 

 

 

Quais as vantagens em usar o robô do Facebook?

  • Contato mais frequente com o cliente, uma vez que ele receberá mensagens suas;
  • Maior vínculo com a empresa: acredite: um desejo de feliz aniversário fará toda a diferença. Aquele desconto de 5% vindo por foto também. O cliente sabe que você fez isto por marketing, mas achará legal, visto que, uma parcela considerável das empresas não possui esta atitude;
  • Atendimento rápido e instantâneo, sem seu cliente esperar dias por uma resposta que muitas vezes é bastante simples;
  • É uma tecnologia que está constantemente sendo aprimorada, para que se garanta o melhor atendimento possível através do robozinho do Facebook;
  • São fáceis de se lidar: até mesmo pessoas mais velhas possuem facilidade para “conversar” com os robozinhos. Não é necessário a instalação de aplicativos para os clientes;
  • Estão em uma plataforma muito utilizada: é bastante comum, ainda mais na época da internet, que as pessoas substituam a ligação por uma mensagem no Messenger. O robozinho estará para atender o seu cliente da melhor maneira possível (A maneira que você desejar).

Quais as desvantagens?

Robô
Robô do Facebook

As suas desvantagens na verdade não são muito significativas, mas vamos citá-las de maneira clara:

  • Algumas pessoas preferem ser atendidas por funcionários reais: isto é algo relativamente comum, embora seja mais uma preferência do que uma obrigação. Você pode colocar, por exemplo, uma pergunta que  o robozinho interroga se deseja falar com um funcionário real ou com ele. A solução para esta desvantagem é bastante simples;
  • Existem situações que apenas podem ser resolvidas por uma pessoa real. Por isto, especialistas recomendam que se use o robozinho apenas como um auxiliar no contato com o cliente, e não como um substituto. Manter uma equipe, pelo menos na maior parte do horário comercial, ou no horário de pico, que atenda exclusivamente clientes de maneira virtual, pode ser algo interessante (Quando há grandes demandas virtuais)

Quais ferramentas posso utilizar para criar um robozinho do Facebook?

  • ChatClub: é um dos mais conhecidos no Brasil. Responsável pelos robôs de empresas como: UFC, FOX, e Avon e de artistas como Luan Santana. É dividida em Chatbot de Conteúdo de Chatbot FAQ;
  • Manychat: nele, é possível criar sequências de conteúdos programadas, segmentações entre os diferentes públicos e até mesmo enviar mensagens com anexos. Além do mais, ela conta com uma versão gratuita com vários recursos;
  • Chatfuel: é uma plataforma bastante fácil de se usar, podendo ser utilizado, inclusive, por pessoas que não entendem de programação. É utilizado por empresas como Adidas, MTV, UBER e BuzzFeed. Uma das suas vantagens é que possui diferentes versões para diferentes negócios, como: meios de comunicação, equipe de esportes, empresas de eventos, etc. Outra grande vantagem é que sua plataforma é gratuita, sendo necessário pagar apenas se você deseja atingir mais de 500 mil usuários ativos mensais;
  • Microsoft Bot Plataform: a versão da Microsoft para bots. Porém, é necessário que você entenda de programação e desenvolvimento web, bem como um bom nível de inglês. A vantagem para o Messenger é que alguns canais já estão pré-configurados;
  • Imperson: é possível criar robozinhos para mais de uma plataforma. É utilizado por Disney, AmazonStudios e Paramount. Sua grande vantagem é que ela possui uma equipe criativa para lhe auxiliar. A ferramenta também implanta e hospeda o seu robozinho, fornecendo dados e informações em tempo real. Sua maior desvantagem é que não possui versão gratuita e os valores são divulgados apenas por e-mail;
  • Bots for Messenger do Facebook: este foi uma das grandes novidades de 2017. Com este programa, você pode criar bots e enviar para análise da equipe do Facebook, que decidirá se ele entra ou não no Messenger. Apesar de ser totalmente gratuita, exige mais conhecimentos mais avançados em programação.

Gostou do artigo? Espero que sim! Qualquer dúvida me pergunte, será um prazer ajudar você.