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A importância de ter um bom relacionamento com o cliente

Descubra a importância de ter um bom relacionamento com o seu cliente!

 

Ter um bom relacionamento com o  cliente é sempre bom e importante. E é esse sobre isso que irei falar com vocês.

Atualmente o modelo de negócios vem sofrendo modificações, as coisas não são mais como antigamente para os empresários. Efetuar a venda, o cliente pagar e ir embora sem nada demais em troca, enquanto o vendedor torce para que ele volte, não faz mais parte da realidade atual, pois o modo de se relacionar mudou e os clientes também se tornaram mais exigentes.

Isto é bom, pois as empresas se preocupam em prestar um bom atendimento e almejam criar relações com os seus clientes, se o resultado for positivo, o cliente fará boa propaganda e isto pode ser maior do que se imagina. Não pode haver resistência por parte da gerência, pois as coisas mudaram sim e uma boa experiência de compra é um fator decisório para muitas pessoas.

Com o uso da tecnologia, nunca confiamos tanto em estranhos como nos dias de hoje. Isto é dito, pois há diversos aplicativos para avaliação e troca de experiências, além do espaço de avaliação que há nas redes sociais como o Facebook. Quase sempre antes de visitarmos um local ou comprar em algum site ou loja, visita-se esses espaços de avaliação e confiamos no que está escrito, sendo que uma avaliação negativa pode nem ser verdadeira. Muitos negócios são fechados baseando-se em boas avaliações de terceiros.

Muitas vezes até como turistas, para reservar um hotel ou para ter opções de restaurante e pubs nos baseamos em experiências postadas nestas redes.

Mas, o que seria um relacionamento com o cliente? Um relacionamento deve ser baseado na premissa de entender e satisfazer as necessidades dos clientes. Buscando marcar o cliente positivamente para que ele sempre volte a comprar com você.

O relacionamento é importante para ambos os lados. Surpreender seu cliente com um brinde nem sempre é o método mais eficaz na atualidade. As pessoas buscam relacionamento e isto seria uma atenção diferenciada, benefícios como clube de vantagens, convênios com outras entidades, e a empresa precisa cumprir o que promete e buscar entregar além, proporcionando uma boa experiência de compra e deixando uma boa lembrança.

Um caso que virou case é do O Boticário. A empresa padronizou o atendimento, sendo que a vendedora leva a sacola para o cliente até a porta, quando se despede e agradece a preferência entrega as compras para o cliente poder ir embora. A padronização e simpatia unânime chamou a atenção e logo após a marca criou um sistema de pontos que é revertido em desconto, através do controle pelo CPF, via software de gestão.

Muitas outras empresas também podem ser citadas para inspiração, até mesmo quando o assunto é atendimento on-line. Empresas que prestam um serviço de atendimento diferenciado na web ganham o coração dos clientes. Netflix, Azul Linhas Aéreas e muitas outras empresas criaram este relacionamento forte via redes sociais. Não deixar a resposta automática ligada, mas sim humanizar o atendimento e aproximar o cliente é algo essencial para o sucesso. É possível consultar vários exemplos de respostas engraçadas que as mais diversas organizações já deram na web e também vemos casos fracassados onde a empresa deixou a resposta automática ligada e no contexto se saiu bem mal.

Crie relacionamento com seu cliente, se aproxime dele, humanize o atendimento, valorize a preferência e faça com que ele queira voltar. Programas de fidelidade e outros requintes mais elaborados são consequências de uma boa gestão em conjunto com seu sistema empresarial. Com ações simples também é possível ter bons resultados. Empatia, promoções exclusivas, agilidade, desburocratização e um canal para receber feedback e estar aberto a estas sugestões não custam nada, mas vale muito.

Estar com a mente aberta também faz parte do processo, pois de nada adianta receber feedback e não utilizá-lo ou ignorar. Existem diversas estratégias e técnicas de vendas, utilize! Não tenha medo de chamar a atenção da sua clientela: Cheiro na loja, embalagens criativas ou com detalhes feito a mão, lembrar-se do aniversário dos seus clientes, oferecer benefícios, vitrines criativas, campanhas de vendas para datas comemorativas que tenham a ver com sua marca, benefícios exclusivos e espaço para negociação amigável, por exemplo, são coisas fantásticas que aproximam e dá inicio a um longo relacionamento com seu cliente.

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