/Como criar um Blog totalmente do Zero
Criar blog

Como criar um Blog totalmente do Zero

Aprenda a criar um blog de forma rápida totalmente do zero!

Criar blog
Como criar um blog do zero

Para quem quer empreender no mundo digital, ter um blog é essencial para fazer o seu negócio expandir. Neste artigo você vai aprender como criar um blog de forma rápida e fácil.

Existem blogs sobre os mais diversos assuntos que tratam desde temas relacionados à maternidade, passando por cuidados com cachorros até assuntos específicos como mecânica de carro, saúde, moda e até física quântica.

O fato é que a internet é um local democrático onde qualquer pessoa pode expor suas ideias, vender o seu produto e comprar o que precisa.

Isso significa que não importa o assunto, ou se você é ou não um especialista, qualquer um pode ter o seu.

Quer aprender a criar um blog do zero?

Siga este passo a passo e aprenda de forma rápida e fácil como criar um blog!

  1. Defina um assunto de seu interesse para ser o tema do seu blog

Nesta etapa, você vai precisar definir o assunto que vai trabalhar, esta é uma decisão importante e umas das primeiras que deve ter certeza.

Isso quer dizer, que precisa saber quem é o seu público-alvo, o seu nicho.  Desta forma, você deve traçar o perfil do seu potencial cliente.

Isto significa que você precisará responder as seguintes questões:

  • Sobre o que o seu blog irá falar?
  • Para quem ele será direcionado?
  • Qual teu público alvo?
  1. Temas que você se identifica

Você precisa escolher temas nos quais você se identifica. Você não precisa ser um especialista, mas é importante ter conhecimento suficiente sobre o assunto para pode gerar autoridade e passar confiança para outras pessoas.

Um blog sobre cuidados com Pets, por exemplo,não precisa ser escrito por um veterinário, mas precisa ser escrito por uma pessoa que tenha experiência, estuda e se dedica sobre assunto, para que possa escrever conteúdos com conselhos e etc. E essa regra vale para todos os nichos.

  1. Pesquise o interesse de seu público

Hora de pesquisar o seu avatar, ou seja, pesquisar como o seu nicho se comporta nas redes socais. Por isso, descubra página e outros portais  e que tenha um público semelhante.

Você pode usar ferramentas, como o Google Trends. É muito importante saber se as pessoas se interessam pelo assunto que você quer escrever, mesmo antes de criar o blog.

  1. Escolha um nome para o seu Blog

Ao escolher um nome para seu blog você estará criando o domínio dele. Este nome precisa estar relacionado com a natureza do seu conteúdo, assim como pelo o perfil do seu público.

Para isso, você pode utilizar um planejador de palavra-chave, a sua marca, ou seu próprio nome.

O ideal é que seja um nome simples, de fácil entendimento, que seja encontrado pelos usuários. Este é um momento que precisa pesquisa e planejamento, não se precipite para escolher um nome.

Algumas sugestões de planejadores que utilizo para diversos fins, mas, tem outras opções também…

www.semrush.com

keyword-planner

keywordtool.io/pt

  1. Registre o seu blog

Depois de escolher o nome  é hora de registrar o seu domínio. Este passo é importante por que isso irá diferenciá-lo. O seu trabalho terá uma status profissional. Assim, os seus clientes vão sentir mais confiança.

Existem alguns sites no qual você poderá fazer este registro, são eles:

  1. Hostgator

criar blog do zero

  1. Registro Br

 

  1. Contrate uma hospedagem

O servidor de hospedagem é um serviço que você contrata para colocar o seu blog no ar, com todas as funções necessárias.

Um dos servidores mais usados é Hostgator – o mesmo onde você poderá registrar o seu domínio.

Entretanto, você poderá utilizar qualquer servidor que seja compatível com o WordPress. O importante é que seja seguro e seja fácil de administrar.

A hospedagem é um fator essencial.

Existe a possibilidade de criar blog gratuitos. Mas você terá algumas limitações e desvantagens que tornam o seu canal menos competitivo. Como por exemplo, não pode registrar o seu domínio como deseja, não poderá instalar temas com visual mais atraente e instalar plugins que tornam o seu blog profissional.

Use o WordPress

Criar blog Worpress
Blog no blog WordPress

Após realizar a contratação da sua hospedagem, o seu blog demorará de 24 a 48 horas para entrar no ar. Os dados de login e senha serão enviados para o seu e-mail.

Então, você poderá acessar o CPANEL e instalar o WordPress em seu site.

O WordPress é um CMS (Content System Management ou Sistema de Gerenciamento de Conteúdo), ou seja, é um software desenvolvido para permite que usuário use a plataforma para criar conteúdo e de forma fácil e intuitiva.

O WordPress permite que você personalize a aparência do seu blog, insira imagens e links, crie páginas e etc.

Esta é uma das melhores opções para criar um blog, pois além de interatividade, ele oferece inúmeras opções de plugins e temas que personalizam ainda mais a sua página.

  1. Temas e plugins

Ao acessar a área administrativa, você poderá alterar qualquer coisa e deixar do jeito que quiser.

O WordPress oferece temas gratuitos, ou seja, interfaces que auxiliaram a navegação. Você também pode optar por temas pagss, que já estão preparados para auxiliar em seu objetivo. Aí fica fácil investir em uma personalização profissional de acordo com a sua identidade visual, basta contratar um Webdesign.

O tema sempre deve ser simples, rápido e responsivo.

Os pluigns são complementos que te auxiliaram. Você pode, por exemplo, instalar um plugin que direciona os seus usuários para chatbot do Facebook, ou para o Whatsapp. Pode também instalar um plugin com uma cronometragem. São infinitas possibilidades.

Pronto, agora basta explorar as possibilidades para começar a gerar tráfego e conversões para a sua página.

Espero que tenha gostado. Qualquer dúvida pode me perguntar, será sempre um enorme prazer responder.